segunda-feira, 25 de maio de 2009

Transformando Passageiros em Leitores

Abril 2009
Cristiane Dias
PROFISSIONAL VOLUNTÁRIO

Nome: Antônio da Conceição Ferreira
Formação: Cursando ensino médio
Profissão: Cobrador e Coordenador de biblioteca
Missão: “Conscientizar as pessoas de que a educação é muito importante”
----------------------------------------------------------------------------

TRANSFORMANDO PASSAGEIROS EM LEITORES

Antônio da Conceição Ferreira, cobrador de ônibus, saiu do interior dso Maranhão em busca de uma vida melhor em Sobradinho II, Brasília, DF. Ele sempre teve o sonho de estudar e crescer, mas viu as coisas mudarem quando precisou escolher entre os estudos e o trabalho.
A necessidade realmente era mais forte e o trabalho foi o escolhido, porém o sonho de estudar nunca foi deixado de lado. Mesmo trabalhando como cobrador, ele uniu o útil ao agradável. “Uma vez coloquei um livro em cima da bancada de dinheiro e uma senhora viu e me perguntou: ‘- Cobrador você gosta de ler?’”, conta Antônio que, a partir disso, começou a ganhar livros dos passageiros.

Cultura no Ônibus – Com o tempo ele deixou de ter apenas cinco, seis ou sete livros, mas passou para quatro mil títulos que estão distribuídos na sua casa, em um quarto alugado e no ônibus. “A biblioteca surgiu depois de não ter conseguido apoio de algumas instituições, então achei que o transporte seria uma opção para incentivar e conscientizar as pessoas de que a leitura é muito importante”, afirma.
A biblioteca, que funciona dentro do ônibus, está acessível a todos os passageiros. Basta escolher um título, pegar no porta-livros localizado próximo ao cobrador, assinar uma ficha, ler e devolver. Há quase um ano Antônio organiza essa biblioteca e até hoje só recebeu elogios e, por incrível que pareça, nenhum “prejuízo”. A linha 82, Núcleo Bandeirante, nunca mais foi a mesma depois dessa ação. Já foram realizados mais de 800 empréstimos de livros e a satisfação dos passageiros é geral.
Mas não para por aí, Antônio deseja ampliar o Projeto. Hoje, a ação é desenvolvida apenas em um ônibus, porém o objetivo desse trabalho é muito maior. “Tenho como meta colocar um porta-livros em pelo menos um ônibus de cada linha do transporte coletivo”, afirma o voluntário que aposta na leitura como uma forma de mudança social.

Nenhum comentário: