quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Projeto

1. Introdução

Ciente de que a cultura é um fator de grande importância para a formação do cidadão, para que o homem tenha consciência de si mesmo, para construção do conhecimento, para o entretenimento, para a estruturação de uma sociedade mais igualitária e competitiva e conhecedor de um fato, no mínimo alarmante, de que os brasileiros não possuem o hábito de ler e em muitos casos não compreendem o que lêem, resolvi criar uma proposta que tem como principal objetivo o incentivo à leitura, entendimento, escrita e divulgação da cultura.
Outro aspecto da minha proposta é que os locais escolhidos para oferecer cultura através da leitura são os ônibus do Sistema Coletivo do Distrito Federal, com o intuito, inclusive, de tornar mais aprazível o deslocamento das pessoas que utilizam esse tipo de transporte.

2. Meu Histórico

Tenho 36 anos de idade, nasci no Maranhão e cheguei ao Distrito Federal no ano de 1993, vindo de uma família de humildes agricultores. Estudei em escolas públicas, superando grandes dificuldades, tendo por vezes apelado a colegas para conseguir livros e materiais emprestados para que pudesse seguir com meus estudos. Sempre fui ligado à leitura, apesar de não haver um incentivo a isso nas instituições onde estudei.
Não possuo formação superior mas pretendo avançar com meus estudos até atingir esse objetivo.
Conheço os benefícios que a leitura proporciona ao ser humano e também a dificuldade que as pessoas de baixa renda têm para adquirir livros e terem acesso à cultura.
Trabalho desde o ano 2000 em uma empresa de transporte coletivo na função de cobrador. Nesse contexto convivo diariamente com pessoas humildes, estudantes em busca de seus sonhos, crianças, adolescentes e adultos que muitas vezes percorrem grandes distâncias para irem estudar, trabalhar, passear e que permanecem entre quarenta minutos e uma hora e meia dentro do ônibus, sem opção alguma de lazer ou entretenimento.
Tenho dois filhos e busco diariamente incentivá-los a ler, estudar e produzir conhecimento, pois sei que sem cultura em um ambiente competitivo, como é o mundo de hoje, eles não terão grandes possibilidades de se realizarem.
Acredito muito na leitura como forma de mudança social e busco cada vez mais difundir esse maravilhoso hábidot.

3. Objetivos

O objetivo central do Projeto é incentivar a leitura, a escrita, o entendimento, ampliar os lastros culturais e proporcionar acesso a livros em coletivos.

* Proporcionar aos usuários do transporte coletivo ampliação de seus lastros culturais e a oportunidade de entretenimento, a diversão salutar e descobrimento do maravilhoso mundo da leitura;
* propiciar mais comodidade e tornar mais prazerosas as viagens de ônibus no Distrito Federal;
conceder condições de diversão e novos aprendizados aos usuários de transporte coletivo;
* incentivar o entendimento e a escrita através da proposta de que os leitores que se interessarem produzam resumos dos livros que acabaram de ler. Isso fará com que esses resumos sejam utilizados por outros leitores que terão uma iniciação na leitura através de textos compilados e menores;
* transformar o espaço dos ônibus em verdadeiros pontos de cultura e lazer;
* encontrar e gerar alternativas de sustentação financeira para a viabilização e reaplicação do Projeto;
* oferecer às crianças não-alfabetizadas livros infantis com ilustrações e gibis, para despertar desde cedo o prazer pela leitura;
* promover campanhas para arrecadação de livros e materiais escolares que serão doados a alunos carentes da rede pública de ensino;
* promover ações de arrecadação de livros para ampliação do acervo;
* estabelecer parcerias com livrarias e bibliotecas com o intuito de ampliar e atualizar o acervo disponível, com a contrapartida de divulgar essas instituições dentro dos livros (através de marcadores de páginas) ou mesmo no porta-livros, através de cartazes ou outra divulgação.

4. Público-alvo

Usuários do transporte coletivo do Distrito Federal (crianças, jovens, adultos, estudantes, trabalhadores...).

5. Metas

Estabelecer um porta-livros em pelo menos um ônibus de cada linha (destino) da rede de transporte coletivo do Distrito Federal.
Atender 1000 crianças (em caráter inicial) para serem beneficiadas com as doações de material escolar e livros recolhidos dentro dos próprio coletivos, em campanhas de conscientização de usuários e arrecadação.

6. Desenvolvimento da idéia.

* Serão instalados porta-livros móveis, com capacidade aproximada para 40 peças (entre livros e revistas) dentro dos ônibus;
* serão cadastrados dentro dos ônibus todos os interessados e após esse cadastro será permitido o acesso às obras;
* O usuário terá duas opções (mediante cadastro):
- ler dentro do próprio ônibus ou
- tomar o livro por empréstimo;
* serão disponibilizados espaços publicitários (incluindo os próprios livros através de marca-páginas) para empresas interessadas em apoiar o projeto, que poderão utilizar como ferramentas para divulgação de seus produtos, respeitando sempre a legislação vigente e primando pela ética e pelo bom senso;
* serão criados depósitos centrais nas cidades satélites para armazenamento do acervo a ser colocado nos ônibus. Aos voluntários caberá a atualização dos porta-livros, preferencialmente pela manhã.

7. Recursos Humanos

* Voluntários diversos.

8. Custos (a serem levantados)

* Confecção de porta-livros móveis, em plástico;
* confecção de materiais de divulgação do projeto (cartazes, marca-páginas, folders etc.);
* locações de espaços para armazenamento do acervo (depósito central).

9. Conclusão

Ações como essa são de vital importância para ampliação do acesso à cultura, incentivo à leitura e compartilhamento do saber, portanto conto com o apoio de quem for simpático à causa, para que através da cultura possamos ter uma sociedade cada vez mais igualitária, culta e com senso crítico.
“Um país se faz com homens e livros” (Monteiro Lobato).
Registrado sob número 78.485, em 11.07.2008, no Cartório do 2º. Ofício de Notas, Registro Civil, Registro de Títulos e Documentos, Pessoas Jurídicas e Protesto de Títulos do DF.

Um comentário:

Carlos Apoliveira disse...

Parabéns Antonio!
Nosso Blog apoia essa ideia.
www.rodoviariosdeilheus.blogspot.com